terça-feira, 31 de maio de 2016

CONSTRUINDO UMA AERONAVE DE VERDADE - PROJETO DR-11

O Projeto DR-11 é um grande sonho que agora começa a tomar forma e realmente sair do papel. Meu objetivo é literalmente, revolucionar de forma simples a engenharia aeroespacial aqui no Brasil. Com a engenharia reversa de naves não terrenas, como o Arduino por exemplo e a orientação por GPS que nos permite sabermos com precisão de centímetros a nossa localização em qualquer parte do mundo, hoje construir uma aeronave é uma tarefa realmente fácil que se pode ser conquistada a qualquer momento. O que desejo é construir um tipo de Drone em escala real que permita o transporte de uma pessoa adulta com até 85 quilos. No entanto desejo que a construção seja realizada com no máximo 25 mil reais, o que tornaria uma aeronave mais acessível do que um carro popular. O projeto começou com uma ideia em uma conversa pelo WhatsApp.  


Como vocês podem verificar, é um sistema bem simples com quatro motores elétricos e um funcionamento bem similar ao de uma locomotiva. Irei trabalhar com um gerador BFGE de 3.25 KW carregando de forma contínua duas baterias de Lipo 12S de 44,4v 45c. Desta forma, mesmo que as baterias apresentem algum problema durante o voo, ainda assim o piloto, que no caso será eu logicamente, estará seguro. O mesmo se aplica caso o gerador apresente algum problema ou uma pane seca seja identificada (fim do combustível). Um sistema de segurança sobre o outro.


O equipamento que será utilizado será de ponta e altamente confiável. Irei utilizar quatro ESCs de 250a para baterias 14S que suporta perfeitamente até 60v DLUX conectados e sincronizados a quatro motores CA120-70 com hélices 32x12 capazes de juntos, levantarem incríveis 150 quilos. Se alguém desejar conferir o material mais pesado que irei utilizar aqui estão eles:

Acredito que irei gastar em média 25 mil reais para comprar todo o equipamento necessário para iniciar este projeto. Para registro, este foi o primeiro esboço que realizei do mesmo, ainda em uma folha de papel ofício quando estávamos conversando sobre como poderíamos fazer o sistema funcionar, ser confiável e responder aos comandos corretamente. Este Drone será utilizado em voos de testes entre 2 e 5 metros de altura que permite facilmente transitar em qualquer lugar que for necessário, acredito.

 

Se alguém desejar me ajudar no projeto ou ser um dos investidores, é bem simples. Basta entrar em contato comigo diretamente pelo e-mail de contato aqui disponibilizado: sstfontes@gmail.com. Pois algo deste tamanho e porte que pode realmente revolucionar o mundo, precisa não apenas de loucos como eu. É realmente fundamente ter apoio e pessoas que como eu, também acreditam que não somos apenas macacos, como os americanos nos chamam. Acredito que tenha aqui provado que este projeto funcione e eu estou disposto a subir nele, testar e postar aqui o vídeo no próximo ano, se Deus assim desejar, trazer pessoas boas e confiáveis para me ajudar e me der o poder para mudar a forma com a qual as pessoas se movem em todo o planeta terra.