quarta-feira, 15 de junho de 2016

VERDADES E MENTIRAS SOBRE OS NOOTRÓPICOS

O mais importante é sabermos diferenciar o que são nootrópicos de verdade dos falsos suplementos falsos comercializados, principalmente aqui no Brasil, com a promessa de aumentar o QI de uma pessoa em até 48%. O que nós cientistas, buscamos ao utilizar um composto biosináptico, e ter um ganho significativo na produção de crebs. Ou seja: a CBP é uma proteína formada através de outra proteína chamada CREB (que atua como fator de transcrição), elas são fundamentais tanto para a memória quanto para a aprendizagem. E sabendo que tanto a memória, quanto a concentração, são dois processos bio-químicos específicos, é possível sim, sem qualquer dúvida ou contestação pelos meus colegas de ciência, melhorar e muito fatores tais como: a memória de longo prazo, a concentração, a atenção, o foco e a produtividade de uma pessoa, com faixa etária entre 20 e 55 anos de idade.

A formação da memória libera uma molécula mensageira chamada de AMP cíclica. A AMP cíclica dispara a formação de outra proteína que se liga ao DNA da célula nervosa para assim ativar a sequência inteira de genes, no final construindo as sinapses responsáveis pela memória. Tal proteína é chamada de proteína de ligação AMP cíclica com elemento de resposta ou CREB. Sabe-se que a proteína beta amilóide bloqueia a formação de memória, entretanto com estudos sobre as proteínas CBP e CREB pode-se haver uma esperança para a criação de tratamentos no combate da perda de memória progressiva, causada pelo Alzheimer por exemplo, ou ativar partes do cérebro humano, que eu chamo de "não irrigadas", tornando estas partes mais eficientes aos processos bio-químicos, auxiliando no registro das memórias, tanto de longo, quanto de curto prazo. Isto por que o cérebro humano só processa, cerca de 2% da informação por ele captada. Imagine se o seu cérebro fosse registrar tudo, absolutamente tudo. Todas as pessoas na rua, a força com a qual o vento de move, a temperatura, os perigos que corremos diariamente, todas as placas dos carros, todos os nomes dos comércios, todas as árvores em uma estrada, absolutamente tudo. Ele iria ficar tão sobrecarregado que explodiria, ou no melhor do cenário possível, se reiniciaria perdendo todas as informações contidas nele, como uma trava de segurança, no mais puro sentido da palavra. Então ele descarta quase tudo que você vê, sente, ouvi e estuda. Simples assim.     


Irei procurar ser bem objetivo e sucinto dentro de um contexto geral, pois uma de minhas leitoras, me acusou recentemente de ser prolixo, o que acredito não ser tão ruim, como a palavra nos soa, visto a complexabilidade quando descrevemos, assuntos com conteúdos extensivos, como os nootrópicos.

Nootrópicos Aumentam o QI 
De qualquer pessoa em 47% ou mais! 

Isto é MENTIRA, propaganda enganosa e criminosa, como as praticadas por "bandidos" que operam na Internet, tais como os supostos donos das seguintes marcas: FocusX, GeniusX, Sucess, Neurofos, Intelimax IQ, OPTI-MemoryMemory+Memory Plus, GenialX, Focus Fórmula, OptiPlus Memory, Neurofin e Fator Genius. Que na verdade são tudo farinha do mesmo saco, o mesmo produto com nomes diferente. Que inclusive, de acordo com a Resolução RE 1.354 /2016, publicada no dia 25/5-2016, no Diário Oficial da União (DOU) pela Anvisa, estão PROIBIDOS no Brasil, tanto a sua produção, como comercialização.


Como informado, só existe uma única forma de virar um verdadeiro "gênio" que é estudando. Quanto mais se aprende mais se evolui como ser humano e também como espécie, logicamente. Por outro lado, conseguir estudar mais, com qualidade acima da média e um aproveitamento mais prolongado, pode sim, significar toda a diferença em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e sagaz. Portanto, concluo que não adianta tomar um comprimidinho transparência que vai deixar de ser "gari" e entrar para o mercado financeiro, por que definitivamente isto não irá acontecer.

Quais são os Benefícios 
Que terei utilizando um nootrópico ou os medicamentos off-labels? 

Não tenho como atestar qualquer benefício que seja, ao se utilizar um nootrópico qualquer, quanto menos, aqueles medicamentos que chamamos de off-labels* tão consumidos neste meio. E isto se deve ao fato, de que nunca os testei, particularmente dizendo. O que posso afirmar com critérios e embasamentos científicos, mais de 200 depoimentos registrados e aqui publicados, e até mesmo endossar sua ação esperada como nootrópico, é apenas aquele, tão conhecido e que já faça uso a mais de oitos meses, sem qualquer efeito colateral que seja. E muito pelo contrário, apenas ganhos cognitivos significativos e espantosos, por sinal.  

O NZT100 é "o nootrópico original". Ou melhor dizendo, um composto biosináptico suave de efeito prolongado, devidamente ativado, nano-encapsulado, psicoestimulante, ansiolíticos e neuroprotector. Os resultados esperados ao se utilizar um fármaco como este, com princípio ativo devidamente confirmado, à base de Piracetam, Modafilina ou Trimetilxantina (ou na versão Plus, Modafilina Pura, altamente concentrada e nano-encapsulada com Trimetilxantina) são os seguintes: 
  • Aumento de produção de Crebs 
  • Melhora dos processos bio-químicos responsáveis pela memória
  • Maior  Percepção do ambiente como um todo
  • Ganhos de Concentração de até 35% se comparado a uma pessoa normal
  • Melhor oxigenação e nutrição do sangue
  • Períodos de foco e produtividade mais prolongados, sem perda significativa do sono, priorizando o descanso físico.
  • Ganhos de atenção e Equilíbrio Cognitivo
  • Mais disponibilidade e prontidão para atividades repetitivas
  • Controle das Funções Metabólicas do Organismo
  • Melhor taxa do aproveitamento mental e sinapses mais rápidas 
  • Redução dos níveis de Ansiedade e Stress
  • Melhores índices de organização e planejamento diário
  • Reorganização do Tempo
  • Controle de Atividades e Agendamentos Programados
  • Melhorar os índices de Saúde Física e Mental
Com tudo isto, é possível sim, ficar "mais inteligente", ou aumentar o "seu QI em até 5 pontos, no máximo", estudando e lendo por períodos mais prolongados e com muito mais qualidade no aproveitamento final do "tempo", uma vez que sem perda significativa da saúde, conseguimos produzir por até 17 horas úteis diariamente, refletindo em ganhos incalculáveis para o espécime em questão, o destacando dos demais em seu meio.

* Medicamentos utilizados fora da indicação medicamentosa, descritas em suas respectivas bulas, portanto aprovados pela Anvisa quanto ao seu princípio ativo e efeitos farmacológico esperado no tratamento de um determinada patologia.

Ficarei mais Inteligente 
Após iniciar o Tratamento com um nootrópico, seja ele qual for? 

Eu não diria mais "inteligente" e sim, "mais propício a se tornar uma pessoa mais inteligente". Isto se compararmos uma pessoa que toma um nootrópico para estudar por períodos maiores e portanto, se submetendo a um aproveitamento melhor da informação, a uma pessoa que come quase dois quilos de comida por dia para trabalhar e "fazer sexo sem compromisso".

Mas para isto, precisamos entender como se é medido o nível de inteligência de uma pessoa. Para isto, utilizamos testes específicos que são capazes de medir o Q.I. ou Quociente de Inteligência de uma pessoa. Estes testes, nada mais são, do que um rateio geral de sua habilidade de pensar e raciocinar. Sua pontuação de Q.I. é realmente uma indicação de como você se compara em relação à maioria da pessoas com a sua mesma faixa etária e sexo. No entanto, há muitas habilidades que não podem ser medidas por um simples teste de QI como talento musical, artístico, quântico, engenharia, literatura, programação ou uma variedade de outras atividades. Entretanto, testes de Q.I. nos dão uma indicação de nossas próprias habilidade de pensar, raciocinar e resolver problemas. E isto é fator crítico para o sucesso em nossas vidas, com total certeza. Mas não deve ser levado muito em conta, pois o próprio Albert Einstein foi considerado como uma "pessoa normal" ao ser submetido a estes testes. Depois de sua morte, passou a ser um "gênio". Mas em vida, infelizmente, as coisas para ele não eram tão gloriosas como pensamos ou somos levados a penar. Existem vários testes, mas os que são mais específicos são estes, com total certeza.



Este tipo de testes, não são matemáticos, ao contrário do que se imagina em um primeiro momento de observação. Eles avaliam a capacidade cognitiva de uma pessoa - as levando ao seu extremo - em resolver vários problemas, encontrar saídas quando submetidas a situações de risco, desenvolver soluções, fazerem contas, interpretar textos e muito mais. Identifica a solução e marcamos a letra que acreditamos ser a correta. No entanto, em 80% das vezes uma pessoa "comum" marca a solução INCORRETA. Eu mesmo realizei este teste, e fiquei com 130 pontos em 34 testes específicos. Identifiquei que 5 deles foram projetados para levarem até mesmo um gênio a cometer um erro de interpretação não-lógica e assimétrica, por menor que seja. Muito acima da média, que está entre 130 e 145. Ou seja: estou muito longe de ter um QI de 145 como os grandes gênios pelo mundo a fora. Mas se comparado ao Bill Gates, por exemplo, quando submetido a teste como este, o resultado dele, também foi 130 pontos. Então, acredito estar bem, apesar da decepção, de ainda não ser um "gênio". Mas irei trabalhar ainda mais para concluir este teste com um resultado ainda mais expressivo. 



E assim, fico na dúvida, se realmente Einstein que nos deixou como herança a "bomba atômica" e um monte de teorias da relatividade, seria mais gênio, do que aquele que conseguiu colocar seu sistema operacional dentro da casa de 95% da população economicamente ativa do mundo, e certamente com isto, se tornou o homem mais poderoso que já existiu sobre a Terra. E olha que o QI dele é apenas de 130, imagine se fosse de 145!  

Efeitos Colaterais 
Existem Riscos para a minha saúde ao se administrar um nootrópico? 

Qualquer medicamente, até mesmo um simples comprimido de Ácido Acetilsalicílico, o tão conhecido e que possivelmente você mesmo já o tomou em alguma etapa de sua vida, AAS, pode matar uma criança ou até mesmo um adulto, visto o fato priore, de que ele só foi definido como antiplaquetário, cerca de vinte anos após ter sido colocado no mercado.  Desta forma, mesmo o NZT100 ou qualquer outro nootrópico que se preze, ser um Suplemento Vitamínico Mineral do Complexo B com Piracetam e adição de Trimetilxantina ou Modafilina (ou ainda os dois combinados por um processo de nano-encapsulamento ativado na Versão Plus altamente concentrado - a mesma que utilizo atualmente) como princípio ativo, pode causar taquicardia, alta atividade cerebral, perturbações, euforia, dependência psíquica - não química e perda significativa do sono. Além destes efeitos, que são esperados nos primeiros dias de uso do medicamento, ainda pode ser observado, eliminação de líquido e substâncias tóxicas contidas no organismo pela urina (principalmente em mulheres adultas), gazes, formigamento na região cefálica, dores leves de cabeça (que geralmente passa nas primeiras 2 horas após o fármaco fazer efeito), enjoos leves e desconfortos gastro-intestinais logo nos primeiros dias de tratamento. 

No entanto, em todos os casos já relatados e observados com acompanhamento médico constante e exames clínicos e laboratórias, os efeitos não esperados, desaparecem antes da administração da segunda dose do medicamento. Nenhuma pessoa relatou qualquer problema mais sério a curto nem a médio prazo, após o início do tratamento com o NZT100

Vou Emagrecer
Utilizando um nootrópico ou se estiver abaixo do peso, engordar? 

De forma alguma. Não existe qualquer substância que seja na formulação do NZT100 ou de qualquer outro nootrópico que ajude ou auxilie, qualquer pessoa que seja a emagrecer. O que pode ocorrer, por ser também um ansiolítico é possível ter "perda de apetite" caso se coma mais do que o necessário para se viver. O que acredito que ocorra na verdade, é uma readaptação do organismo como um todo. No meu caso, eu perdi mais de 18 quilos, pois estava com sobrepeso. Hoje tenho uma saúde quase que perfeita e vivo bem melhor do que antes de iniciar o tratamento. Não é um efeito esperado do medicamento, mas acredito que se uma pessoa muito magra, tomar o NZT100, o seu próprio organismo encontrará os meios necessários para ganhar peso dentro da normalidade

Qual a Posologia
Correta para usar o medicamento sem correr tantos riscos? 

É recomendado que tome uma dose completa de qualquer nootrópico que seja, ate mesmo do NZT100, a cada 3 dias e nunca mais do que isto para minimizar o grau de dependência psíquica, uma vez que o princípio ativo do NZT costuma agir por até 46 horas em média após a administração oral do medicamento, dependendo logicamente, do metabolismo de cada organismo como um todo. Este prazo de intervalo entre as doses, é muito importante para garantir ao corpo humano, um período mínimo de sono útil e descanso. Também é fundamental consultar regularmente o seu médico e realizar todos os exames clínicos e laboratórias de rotina antes de começar a administrar o NZT10, durante e principalmente após interromper a utilização, para comparar os resultados laboratórias e clínicos, relacionados à sua saúde.

Desta forma, caso tenha ingerido uma dose completa* do NZT100 hoje, ou qualquer outro nootrópico que realmente tenha alguma comprovação científica do seu efeito farmacológico, aguarde 2 dias para administrar a segunda dose. Isto é muito importante para duas coisas em especial: (i) permitir que o corpo e a mente descansem corretamente a partir do segundo dia de utilização. (ii) Reduzir ao máximo possível o nível de dependência farmacológica, mesma que apenas psíquica do medicamento.

Além de tomar uma dose completa* a cada 3 dias e nunca mais do que isto, também deverá ser respeitado um prazo de abstinência total do NZT100 ou qualquer outro nootrópico de 15 dias, após 45 dias de uso. Este período é de suma importância para que o organismo exclua completamente qualquer vestígio tóxico ou químico, produzido pelo NZT100. Pois antes dos resultados, deve-se vir a saúde, sempre em primeiro plano. Pois nada adiantará ter um cérebro turbinado e corpo doente ou fragilizado.  

* Entende-se por "uma dose completa do NZT100" a administração oral em dose única de 04 cápsulas constituídas de gelatina, todas de uma só vez, devido ao seu princípio ativo, no qual, uma depende diretamente da outra.

As cápsulas são assim divididas: duas branco e vinho que contém em sua formulação as Vitaminas do Complexo B, uma amarela em gel com o Ômega 3-6-9 e as partículas nano-encapsuladas para preservação do princípio ativo e uma branca ou branca com azul - dendo variar, que contém a Modafilina Pura - Se for enviado uma cópia da receita - ou a Trimetilxantina altamente concentrada. Ou ainda as duas, Modafilina Trimetilxantina devidamente combinadas, por um processo interno de nano-encapsulamento ativo.   
  
Nootrópicos são Perigosos 
Para a saúde e seus efeitos, não são e nunca serão comprovados! 

Como a reportagem tendenciosa, exibida pelo Fantástico, tentou provar sem o mínimo de ética científica, quanto menos qualquer propósito jornalístico que seja, os nootrópicos não fazem mal a saúde humana. E muito pelo contrário, todos eles são NEUROPROTETORES. É exatamente isto mesmo que você está lendo, neuroprotetores, ou seja: eles protegem todas as funções neurológicas que nada mais são, do que processos bio-químicos, como já mencionado aqui mesmo nesta matéria. O único perigo real que utilizar um nootrópico de verdade pode trazer, é para o "governo" de uma forma geral. Pois com uma população mais inteligente, a roubalheira vai acabar com a mais plena e absoluta certeza. E temendo isto, este "governo de merda" quer retirar do ar todas as Redes Sociais e até mesmo o WhatsApp, como todos já devem saber perfeitamente. E tanto é verdade o que afirmo aqui, que o Nível de Toxidade LD 50 do piracetam, que é um nootrópico de verdade e amplamente difundido no meio científico e acadêmico, é bem menor, cerca de 42% da Cafeína e do Sal de Cozinha. Ou seja: faz mais mal você comer um simples prato de arroz com feijão, do que tomar o Piracetam! E que qualquer pessoa que seja, prove o contrário do que aqui estou publicando e afirmando. Se possível for, claro!

Todos os ensaios clínicos, realizados com diversos nootrópicos, atestaram seu baixo índice de toxidade e nenhuma alteração significativa em exames bioquímicos e hematológicos. O uso dos nootrópicos é portanto, seguro quando prescrito por um médico e com rigoroso controle, tanto clínico quanto laboratorial.   

Eu não Acredito
Que exista qualquer medicamento que seja capaz de fazer tudo isto. 

Aos céticos de plantão, irei responder da seguinte maneira: afirmar que não existam medicamentos e estudos que atestam, endossam e comprovam cientificamente a eficiência e os resultados da utilização de nootrópicos em pessoas 100% saudáveis, é ignorar e contestar a própria ciência como um todo. Pois o simples ato de você, tomar café para se manter acordado por mais tempo, já é uma prova que a cafeína também é um nootrópico

Desta forma, vocês, céticos, terão que afirmar que medicamentos entre os quais posso perfeitamente citar o Noopept, Panax Ginseng, Colina, Ginkgo, L-teanina, Cafeína - Trimetilxantina, Piracetam, Arcalion, Modafilina, Ritalina, Benfotiamina, Trimetilxantina, Enraz, Piracetam, Ginkgo, Bacopa Monnieri, Adrafinila, 5-HTP, Stavigile, Adderall, Huperzine, Aniracetam, Carfedon, Sulbutiamine, Pramiracetam e Ampakine, também não funcionam. Podem pesquisar, são poucos e eu levaria em média apenas 15 minutos para confirmar que muitos destes fármacos realmente tem um princípio ativo que atende ao propósito pelo qual foram criados 

Filme Sem Limites
Os nootrópicos vão me deixar igual ao personagem Eddie Morra? 

É muito atrativo a ideia que exista uma pílula mágica que transforme qualquer uma pessoa em um verdadeiro "gênio" do mercado financeiro, como ocorreu no filme "Sem Limites". E como já disse várias e várias vezes, é impossível sintetizarmos em laboratório um fármaco capaz de transformar um macaco em um Einsteins com QI de 150 no mínimo. E isto é apenas ficção científica mesmo, nada mais do que isto, não tendo qualquer relação que seja com o real propósito dos nootrópicos em geral

A depender do nootrópico em questão ou do medicamento utilizado como off-label, podemos sim, ter ganhos expressivos em relação a algumas modalidades da memória, curta e longa (mais observada e mais importante), a parte cognitiva como um todo, melhor os índices de foco, raciocínio e atenção e a capacidade associativa, entre outros vários benefícios, como uma maior aptidão para estudar por períodos mais prolongados de tempo, sem perda da capacidade de memorização dinâmica. No entanto, ainda não existe cientificamente comprado, qualquer nootrópico, nem mesmo o NZT100 que contemple todas estas atribuições, muito menos, algum que ofereça ganhos "mágicos", "sobre-humanos", "mutantes" ou "sobrenaturais" como os apresentado neste filme. Além disto, o que buscamos é um nootrópico que possa ser utilizado de forma benéfica, sustentável e por longos períodos de tempo, minimizando o máximo possível, seu grau de dependência.

As Drogas da Inteligência
Não são nootrópicos propriamente ditos, todos nós sabemos disto! 

Antes de mais nada, precisamos traçar uma linha muito bem definida, entre o que vem a ser um "nootrópico" e uma destas "drogas da inteligência" anunciadas e comercializadas na Internet (como o termo já se popularizou em todo o mundo). O fato, é que os dois são direcionados para o aumento cognitivo de uma pessoa, adulta e completamente saudável.

No entanto, diferentemente das "drogas da inteligência", os "nootrópicos" precisam ser substâncias puras, combinadas, adicionadasnão-tóxicas e principalmente seguras para o uso por longos períodos de tempo. Isto, de acordo com as próprias regras que nós pesquisadores, instituímos e estabelecemos para classificar um medicamente de uso geralmente controlado, como nootrópico. Já o que chamamos de "drogas da inteligência" podem conter substâncias não declaradas em sua formulação básica, o que a torna tanto perigosa quanto nociva à saúde humana, mesmo com administração por pequenos períodos de tempo.

Apenas Loucos e Dementes
Usam nootrópicos e não fazem qualquer efeito em pessoas saudáveis. 

Confere criteriosamente esta informação. Somente "loucos" utilizam os contestados "nootrópicos" com total certeza. Particularmente eu conheço três grupos de pessoas: (i) Não Loucos (ii) Loucos (iii) Totalmente Loucos. Einstein, Thomas Edison, Bil Gates, entre outros, pertencem ao grupo (iii) de pessoas, tal como eu, Totalmente Loucos. Nós não aceitamos o sistema, lutamos contra o sistema, quebramos o sistema, não fazemos parte do sistema, não vivemos dentro do sistema. E entendo como "sistema" o Governo propriamente dito. Geralmente, somos pessoas que "mudamos o mundo" e deixamos um vasto legado, 20, 30, 40 ou mais livros que contam quem fomos, por quem lutamos e como amamos intensamente. E de forma alguma não somos "gênios" pois nosso QI é entre 107 a 118 no máximo. Portanto, estamos dentro da média.

Já ao grupo (ii) representados pelos Loucos, pertencem os 1% que dominam todo o Planeta. Também é um mundo fechado e nem tanto cobiçado por bilhões de pessoas, pois cerca de 99% de todo o dinheiro que circula no planeta, pertence a este "pequeno" grupo de pessoas.

Por fim, temos o grupo (i). Aquele grupos que só tem pessoas de impecável sanidade mental e intelecto inquestionável. Eles não aceitam as opinião de ninguém, não acreditam em documentários, acreditam em tudo que a TV aberta - a Globo em grande parte - os conta, são fieis a um Deus forjado pelos homens, não acreditam em vida em outros planetas, levantam todos os dias no mesmo horário, trabalham, comem, sustentam suas família e morrem após conquistarem seu maior sonho: aposentadoria de um salário mínimo ou dois, no máximo. A este grupo, pertencem 99% da população de todo o Planeta Terra, simples assim. Escolha a qual grupo você pertence!  

Contudo, em pessoas saudáveis, mas "muito loucas", os nootrópicos são cada vez mais usados com o único objetivo de melhorar a performance cognitiva de pessoas que já possuem aptidão para isto, para estarem e viverem "fora do sistema". Estas pessoas querem mais do que dinheiro, elas buscam o "reconhecimento". E isto é amplamente visto em ambientes de trabalho competitivo como no Vale do Silício e nos grandes centros financeiros, por exemplo, onde erros não são tolerados, de forma alguma, acreditem. E com a globalização da Informação e graças ao Google Tradutor Online, é quase certo que isto se torne uma tendência aqui no Brasil também.

Preciso de Receita
Para comprar nootrópico, pois são medicamentos de controle especial. 

Na realidade dos fatos, por ter uma tolerabilidade muito boa e praticamente sem efeitos colaterais nocivos à saúde humana, e principalmente devido ao fato de serem substâncias neuroprotetoras e na sua grande maioria, apenas Vitaminas do Complexo B, os nootrópicos não são de forma alguma, medicamentos de uso controlado, aqueles que necessitam de receituário especial para se comprar ou mandar manipular. Sendo apenas, medicamentos de livre comercialização, não sendo se quer necessário registro junto a Anvisa. E alguns, devido a principal característica que define um nootrópico perfeito, ser ansiolítico também, são vendidos sob a prescrição de um médico mas sem a retenção da receita.

Medicamentos como por exemplo, a modafilina (Modafinil e Stavigile), o metilfenidato (Ritalina) e a Selegilina que são substâncias de uso controlado, não se encaixam nos critérios de definição de um nootrópico exatamente. Isto só ocorre quando desejamos que um nootrópico, além de ser neuroprotetor, suplemento vitamínicoansiolítico , também seja psicoestimulante. E neste caso, quando desejamos modificar as sinapses celebrais, produção de crebs e alterar os processos bio-químicos primáveis e secundários da memória, teremos que ter a Receita Amarela, prescrita apenas por neurologistas e psiquiatras. Até mesmo por uma questão de lógica e bom senso.

São apenas Placebo
Todos estes supostos nootrópicos comercializados aqui no Brasil. 

Em sua grande maioria sim. Infelizmente tenho que concordar. Isto ocorre por que nós brasileiros, de um modo geral, sempre temos que estar lucrando ilegalmente de alguma forma, ou se quer somos Brasileiros de verdade. Esta cultura ridícula precisa acabar ou nunca mais sairemos desta crise de "merda" à qual nossos governantes nos enterraram nela. No entanto, nootrópicos de verdade, como é o caso do NZT100, produzem ganhos reais e significativos se administrados da forma correta, em suas dosagem apropriadas e com acompanhamento médico constante. 

Os benefícios de muitos nootrópicos e também das "drogas da inteligência" se quer podem ser contestados, pois foram comprovados e mensurados por inúmeros ensaios clínicos duplo-cego, que passaram por revisão paritária. Tais ensaios revelaram que os voluntários que haviam usado nootrópicos tiveram desempenho cognitivo e memorização superiores em várias baterias de testes específicos, do que aqueles que utilizaram apenas placebo, mesmo acreditando que tinham ingerido fortes e potentes nootrópicos.

Exercícios e Boa Alimentação
Ainda continuam sendo os melhores nootrópicos que existem hoje. 

Com total certeza e merece um verde. Não existe qualquer pretensão que seja, entre os adeptos dos nootrópicos, de criar um coquetel vitamínico que substitua atividade física de qualidade, regular e saudável, ou uma alimentação rica em nutrientes e devidamente balanceada. Precisamos ver e ter o uso correto dos nootrópicos como um aliado de forma holística às boas práticas da vida. Os nootrópicos são apenas uma forma complementar que nos ajuda a sermos melhores, que nos aprimoram como espécie. Uma poderosa arma, que se aliada a um sono de qualidade, estudo diário, atividade física regular e uma boa alimentação, nos tornaram quase que imbatíveis. No meu caso foi exatamente isto que aconteceu. Depois que passei a utilizar o NZT100, perdi peso, pois passei a me alimentar melhor, parei de fumar completamente e passei a dormir ainda melhor, do que dormia antes. E tudo isto, nos revela uma verdade simples, a de que o exercício físico, o sono e a alimentação saudável vem antes de qualquer intervenção farmacológica, sempre. E são incrivelmente importantes para garantir o desempenho intelectual do ser humano, em todas as etapas de sua vida.

Estudar é Melhor
Do que tomar qualquer medicamento para ficar mais inteligente.

É vero. Pois nenhum nootrópico deixará qualquer pessoa ou animal que seja mais ou menos inteligente. Pois de forma alguma, eu ou qualquer outro adepto ao uso de nootrópicos, defende que, ao engolir uma pílula, qualquer ser ou coisa que seja, passará instantaneamente a conhecer toda a Física Quântica sem estudas umas 70 mil páginas primeiro. O problema é que uma pessoa que consegue estudar 50 páginas com aproveitamento de 80% da matéria estudada, levaria 1.750 dias para se tornar um expert em Física Quântica. Quase cinco anos. Veja que é o tempo de um bom curso de graduação superior. Já uma pessoa que tomando o NZT100, por exemplo, conseguia estudar 180 páginas por dia com aproveitamento de 90% no mínimo. E isto no leva ao fato incontestável, de que ele estudaria as mesmas 70 mil páginas em apenas 409 dias, puco mais de um ano. Esta é a diferença que muitos dizem ser injustas: estudar por períodos maiores com um aproveitamento melhor.

Nootrópicos são Injustos
E já foram banidos de muitas universidades nos Estados Unidos.

Bom, nos anos 70 e 80 os jovens queria ficar mais felizes e "livres" utilizando a maconha para isto. O governo proibiu, reprimiu mas até os dias de hoje, não conseguiu. Pois quem quer fumar o seu baseadinho, tem até Disk Maconha que leva de moto em suas residências, quando e aonde desejarem. Agora que os jovens querem medicamentos para estudarem e trabalharem, produzirem mais, o Governo também quer proibir. "Puta que Pariu" com o perdão do termo e da palavra. Será que nós "povo" só podemos pagar a "porra" destes impostos que nos comem pelo "rabo" para não falar "", desde que nascemos!

E eu não vejo nada de errado, injusto ou proibido no desejo humano de buscar a melhora contínua da própria capacidade cognitiva, visto que isto já vem acontecendo naturalmente, basta olhar para nossos filhos. Eles já são bem mais aprimorados do que nos conseguiremos ser com qualquer nootrópico ou droga que seja. Tanto é verdade, que basta olhar atentamente para nosso próprios pais. Sabemos que somos mais "espertos" do que eles. O que eu particularmente desejo, é ter um gostinho desta "evolução" também, e quem sabe poder discutir com meu filho de "intelecto" para "intelecto". Não sendo, portanto, como meus pais foram para mim. Pois eu desejo e vou conversar com o meu filho que se forma Doutor em Direto daqui a quatro anos, de igual para igual, certamente e tão claro como o sol brilha para todos.

Propagandas Enganosas
É o que mais existe na Internet e portanto não acredito em nada disto. 

É claro que existe pessoas inescrupulosas em todas as áreas ainda mais aqui no Brasil. A diferença é que aqui eles pagam propina aos nossos governantes, parte do lucro e podem fazer o que bem entenderem. É o caso de muitos suplementos alimentares que são comercializados livremente como nootrópicos. Mas isto nada diz sobre os nootrópicos, que são suplementos alimentares em partes e medicamentos também. Eu particularmente a quase um ano já havia realizado várias denúncias sobre estes produtos irregulares e com propagandas e promessas milagrosas, até mesmo de curarem doenças como demência e o mal de alzheimer. Inclusive, tais medicamentos já foram banidos pela própria Anvisa. Vejam a lista completa destes LIXOS de produtos comercializados no Brasil:


Corra destes produtos acima apresentados. Pois todos eles são farinha do mesmo saco e o mesmo "Focus-X" só que com nomes diferente. Aqui identificamos 12 destes produtos, mas exatamente quantas marcas estes falsários e bandidos utilizam no Brasil, é quase impossível, até mesmo para mim, que acredito ser bem esperto nesta área.

Usar Nootrópico é Irresponsável
E até mesmo ilegal com as outras pessoas e nós mesmo. 

De forma alguma, a menos que você faça parte dos 99% como citei logo acima, verifique na matéria "Apenas Loucos e Dementes". No mais como dito e explicado acima, existem sim, estudos que comprovam cientificamente tanto a eficiência quanto a segurança farmacológica de medicamentos e suplementos como os nootrópicos de verdade.  Além disso, muitos off-labels possuem regulamentação na Anvisa, portanto são aprovados e já tiveram seus efeitos medicamentosos comprovados seriamente, e são realmente indicados para o tratamento de distúrbios cognitivos ou excesso de fadiga. E eu também, jamais incentivei ou apoiei a utilização de qualquer medicamento que seja, seja a prescrição e muito menos, sem um rigoroso acompanhamento médico.